quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mãe-da-Lua



Meu Pai me conta que a primeira vez que ouviu o canto do Mãe-da-Lua na escuridão da noite, pensou que se tratava de uma pessoa doida perdida no meio da mata ou de uma alma penada, e ficou com medo ... depois é que ficou sabendo de um caboclo que aquilo era uma inofensiva espécie de coruja bocuda!

O Mãe-da-Lua é uma ave de hábitos noturnos e seu canto ecoa na noite de forma solitária, saudosa e misteriosa, podendo ser ouvido por toda a noite ,mesmo que de longe, quebrando o silêncio da mata.

Curiosamente, apesar de a noite esta ave se destacar, durante o dia ela é um mestre na camuflagem!

Você pode estar do lado de um Mãe-da-lua e nem notá-lo por horas; ele geralmente fica imóvel no topo de um pau seco e sua plumagem praticamente se funde à textura da madeira, parecendo uma coisa só, um toco sem vida! É impressionante seu disfarce!

Seu canto pode ser imitado com algum treino e a ave tem como característica responder ao seu chamado; ela facilmente vem fiscalizar seu território e verificar quem é o estranho que o está incomodando; é muito interessante escutar seu canto de pertinho, revela uma complexidade maior do que a que ouvimos ao longe, noite adentro;
Costuma se alimentar de insetos, caçando-os em pleno vôo, mas também pode se alimentar de pequenos vertebrados como rãs, lagartinhos etc. De tão feiosinho, é um animal bunitinho,aliás o jargão de Mãe Coruja também se encaixa ao Mãe da Lua, pois seus filhotes são muito, muuito feiosos! Em noites quentes de verão, gosto de sentar na rede da varanda de meu sítio e ter esta ave como companheira noite afora! Sempre dá um ar de mistério!





Veja o vídeo:
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Nyctibiidae
Chenu & Des Murs, 1851
Espécie: N. griseus
Nome Científico
Nyctibius griseus
(Gmelin, 1789)
Nome em Inglês
Common Potoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração!