sábado, 21 de agosto de 2010

Juruva-Verde






A juruva-verde é um pássaro exuberante mas ao mesmo tempo discreto, gosta de habitar o interior da mata e não costuma se expor em áreas abertas.
Não é muito arisca e chega a ser bem curiosa, porém sempre mantém uma distância razoável e fotografá-la ao natural é um desafio, pois geralmente está em locais com pouca luz.

É uma ave de hábitos diurnos mas é ativa também durante a madrugada e o anoitecer ; seu canto mais parece o de uma coruja com um “ turururu” bem rápido. Costuma se alimentar de insetos, vermes e alguns frutos e chega e ciscar no solo da mata.
Voa frequentemente aos casais, acompanhando bandos mistos ou correições de formigas, pois aproveita para capturar os insetos que tentam fugir das formigas.
Seu ninho geralmente é um buraco de tatu reaproveitado no solo ou em barrancas íngremes na mata e pode formar pequenas colônia de casais (2 ou 3 casais)

A juruva-verde é uma ave Coraciiforme da família Momotidae. Na região do Parque Estadual do Jurupará, município de Ibiúna- SP, esta espécie recebe o nome comum de birivão.
Veja seu vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=lmstrzbhU48























Um comentário:

  1. Que ave mais linda todo mundo devia estudar mais sobre essa riqueza da naturesa

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua colaboração!