segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pavão do Mato


O Pavão do Mato ou Pavó (Pyroderus scutatus) é um pássaro misterioso, extremamente arisco e costuma habitar o meio da mata; seu vôo é algo surpreendente; ele passa em alta velocidade por dentro da mata , por entre os vãos dos galhos das árvores , algo que parece loucura , mas, com sua extrema agilidade, para ele é fácil; as vezes , ao passar por nós,podemos levar até um susto, pois só ouvimos o zunido do vento!

Este animal só sai para campo aberto quando há um grande atrativo como uma árvore frutífera carregada, mas antes disso examina muito bem o local, as fotos que vocês estão vendo foram tiradas por mim escondido, deitado debaixo de uma árvore que tem a copa bem perto do solo , e ainda com alguma camuflagem , mas nestas fotos ... se repararem ... Ele está de olho para a câmera ... ele sabia que eu estava lá, mesmo escondido e utilizando um zoom de 600mm;
O pavão do mato costuma seguir bandos de tucanos, que são muito mais escandalosos e descuidados, é comum vermos as duas espécies juntas na mesma árvore se alimentando, e se eu puder dar um palpite a partir de minhas observações, me parece que o Pavão-do-Mato deixa o Tucano se expor primeiro e, se nada acontecer, ai ele arrisca.

Seu canto (clique aqui) é um grunhido grave, meio surdo, parecido com o do pombo urbano, e quando está na época de acasalamento, podemos ouví-lo de longe ,mas praticamente não dá para localizá-lo, pois não é muito fácil saber de onde partiu o som grave que ecoa por toda a mata.
Outro fato interessante dos pavós é que eles  possuem  a corte em forma de Display , denominação que damos à corte onde os machos  possuem uma espécie de arena onde se exibem,  no caso  enchem o peito para cantar bem auto ! ai a fêmea se apaixona!
É um dos meus animais preferidos, e poder fotografá-lo é realmente um prêmio.






15 comentários:

  1. Mauricio,

    Temos o prazer de informar que por dois finais de semanas consecutivos, conseguimos fotografar o passaro Pavó, na região de Mairiporã- SP. pesquisando de que passaro se tratava encontramos o seu site. Como poderemos ajudar a manter esta especie?

    nilton.duarte@consorciocomafer.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fico muito satisfeito que meu blog tenha sido útil para você , volte sempre!

    Quanto à preservação desta espécie eu diria que a melhor forma de fazermos isto é preservarmos seu habitat natural, que é a Mata Atlântica, procurando manter ou criar conexões entre resquícios de áreas de matas separadas pelas rodovias e cidades, se tiver um tempo leia meu texto “preservar é unir florestas’ , porém para não ficarmos num discurso genérico, eu acredito que a preservação se inicia a partir de ações como a que você fez, fotografar um animal e buscar conhecer mais sobre suas necessidades e seu espaço neste mundo, parabéns pela iniciativa! Uma dica ; conheça o site WWW.wikiaves.com.br , lá você terá um vasto campo para conhecer os pássaros! Boas fotos!

    Mauricio,

    http://olhonatural.blogspot.com

    http://mskasarquitetura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ola amigo, voce pode me ajudar em meu tcc(termino de conclusao de curço)em educaçao ambiental pela UNG GUARULHOS SP.BOM MEU TEMA É A EXPLORAÇAO ILEGAL DO PALMITO NA REGIAO DE MOGI DAS CRUZES SP,PRECISO DE TIPOS DE PASSAROS QUE CONSOMEM A SEMENTE DO PALMITO JUÇARA.ATE MAIS...

    ResponderExcluir
  4. Olá nosbor, eu fiz um post a respeito do palmito : http://olhonatural.blogspot.com/2009/03/verdade-sobre-o-palmito.html lá você terá muitas informações;pode acrescentar à sua conclusão de curso mais estes animais que se alimentando do Palmito: Jaó do Sul, o inhanbú, o urú, o macuco,tucanos, além dos pássaros pequenos que se alimento de sua florada como saíras, sanhaçus,sabiás, gaturanos, ferro-velho, trinca ferro enfim ... uma infinidade de animais.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maurício
    Moro em São Bernardo do Campo perto de uma "listinha" de Mata Atlântica, no centro da cidade, e observei no ano passado uma ave como essa (acredito que seja ela, mas disseram ser Jacu). Pesquisei sobre tamanho, canto e hábitos e tudo corresponde ao que foi visto. Gostaria de saber a quem devo contatar para preservar estes animais, já que estão construindo escolas e UBS no local que pertencia ao antigo clube da VW.
    Obrigada, adorei seu Blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lícia, obrigado por visitar meu blog!

    Conforme me perguntou, para suprimir vegetação de mata atlântica é preciso autorização do órgão ambiental competente, em área urbana em geral quem comanda é a prefeitura, então, se está acontecendo uma obra, ela tem que ter o alvará de execução . Geralmente o número do alvará está indicado em uma placa com o nome dos responsáveis na frente da obra , se não tiver esta placa já é uma irregularidade, e pode-se fazer uma denúncia; geralmente as prefeituras só funcionam a base de denuncias, assim sendo se a obra não tiver alvará, uma denuncia bem formulada para a PM AMBIENTAL com cópia para a prefeitura vai causar um bom impacto nos transgressores;

    Outra coisa, se você conseguir umas fotos e caracterizar bem o problema...poderia levar a questão ao núcleo de fauna do IBAMA/SP,eles poderiam analisar a questão e, se for confirmada a presença de JACU ou do Pavó (pavó seria algo raro) na área, é possível suspender a obra! Lembrando que sempre existe a opção de denúncia ao Ministério Público o qual aborda todas as questões de interesse público ambientais.

    Boa sorte para os bichinhos!

    Atenciosamente;

    Mauricio merzvinskas

    ResponderExcluir
  7. Oi Maurício, achei um Pavó aqui na minha chácara percebi q ele não está conseguindo voar, dei uma pesquisada e descobri que é uma ave rara,i é uma fêmea pois tem seu bico da cor cinza.
    Mas gostaria de saber o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tive o privilégio de usufruir da presença desse pássaro por dois dias na árvore aí lado da porta da minha cozinha na chácara onde moro. No último dia estava tranquilo mesmo com minha presença e a de meus cães.
    Espero que ele volte pois moro em borda de mata dentro do Parque estadual da Serra do Mar.

    ResponderExcluir
  11. Tem um pavão do mato aqui em casa achei ele caído no chão do prédio da estação carrão, trouxe ele comigo quero soltalo ele aqui na mata perto de casa o que eu faço ligo pro Obama vim busca tem foto e tudo

    ResponderExcluir
  12. Hoje tirei uma foto dessa ave aqui em casa. Mauâ.

    ResponderExcluir
  13. Hoje tirei uma foto dessa ave aqui em casa. Mauâ.

    ResponderExcluir
  14. Eu acabei de ver um desse aqui no Serviço em DIADEMA ABCD paulista, está aqui em um pé de Jatobá consegui filmar ele e realmente basta nos governos ele logo se afasta e parece estar muito atento a todo movimento parece um Corvo com colar vermelho Muito Bonito.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua colaboração!